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terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Tipos de Demanda - Marketing

Sabe-se que existem vários tipos de demanda no mercado. Assim, é de extrema importância que os empresários e gestores de qualquer instituição conheçam as demandas existentes e saibam identificar em qual delas o seu produto ou serviço se enquadra.


DEMANDA NEGATIVA: O mercado, definitivamente, não aprecia o produto. Algumas pessoas até pagariam para não utilizá-lo. Exemplos: Vacinas, Serviços Odontológicos, Vasectomias, etc...

O QUE A ÁREA DE MAKETING DEVE FAZER?

O Marketing deve focar em valorizar os benefícios do produto/serviço. Ou seja, redesenhar o produto/serviço criando uma imagem positiva do mesmo.


DEMANDA INEXISTENTE: Os consumidores são, absolutamente, indiferentes ao produto/serviço. O mercado desconhece ou não se interessa pelo mesmo. Exemplos: Novos aplicativos de informática, Novas técnicas de produção ou cultivo, Curso de Yoga, etc...

O QUE A ÁREA DE MAKETING DEVE FAZER?

É aconselhável ao marketing, nestes casos, sintonizar os benefícios do produto/serviço com as reais necessidades dos consumidores.


DEMANDA LATENTE: Há uma forte vontade do mercado por determinado produto/serviço. Também é caracterizado quando muitos consumidores compartilham uma necessidade que nenhum produto equivalente é capaz de satisfazer plenamente. Exemplos: Edifícios mais seguros, Carros mais econômicos, etc...

O QUE A ÁREA DE MAKETING DEVE FAZER?

Deve-se mensurar o tamanho da demanda e, quando substancial, desenvolver produtos para satisfazer os consumidores. Neste caso, deve ser usado o marketing de desenvolvimento.


DEMANDA PLENA: Quando as instituições estão satisfeitas com o volume movimentado em seu negócio. Ou seja, quando o volume de consumidores é satisfatório para a organização. Exemplos:

Telefones Celulares, etc...

O QUE A ÁREA DE MAKETING DEVE FAZER?

O Marketing deverá manter o nível de demanda e ficar atento ao comportamento dos consumidores para eventuais mudanças.


DEMANDA IRREGULAR: Quando há sazonalidade na procura diária, mensal, semestral ou anual. Exemplos: Museus, Cinemas, Shoppings, etc...

O QUE A ÁREA DE MAKETING DEVE FAZER?

O marketing deve buscar estratégias para modificar o padrão de demanda, com preços mais flexíveis, oferecendo descontos, promoções e outros inventivos nos dias de pouco movimento para sincronizar a demanda. Chama-se sincromarketing.


DEMANDA DECLINANTE: Quando a demanda diminui gradativamente em relação à demanda anterior. Exemplos: Número de fiéis na igreja, Carros que consomem muito combustível, etc...

O QUE A ÁREA DE MAKETING DEVE FAZER?

O Marketing deve identificar as causas do declínio, estudar e desenvolver estratégicas para reverter à queda para que o produto/serviço seja redesenhado. Utilizar o marketing de revitalização (criativo).


DEMANDA EXCESSIVA: Como o nome já diz, esta demanda é caracterizada pelo excesso na procura. O volume de consumidores é sempre maior do que a empresa pode/deseja atender. Exemplos: Jogos de finais de campeonatos, shows de artistas famosos, etc...

O QUE A ÁREA DE MAKETING DEVE FAZER?

O papel do marketing é executar o que chamamos de “demarketing”. Ou seja, aconselha-se desencorajar os clientes menos rentáveis a adquirir o produto/serviço.


DEMANDA INDESEJADA: É toda a procura por produto/serviços prejudiciais à saúde, sociedade ou meio-ambiente. Exemplos: Bebidas alcoólicas, Cigarros, Armas de fogo, Filmes pornográficos com menores, etc...

O QUE A ÁREA DE MAKETING DEVE FAZER?

O marketing deve buscar estratégicas que desestimulem o consumo destes produtos/serviços como veicular mensagens fortes para amedrontar os consumidores, elevar os preços e reduzir a disponibilidade dos produtos/serviços. Executar o marketing de eliminação.


Atenciosamente,

Márisson Fraga

3 comentários:

  1. Parabens, muito bom bem objetivo.

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  2. MUITO BOM, É BASTANTE CLARO, PORÉM NEM TODOS OS TIPOS FORAM DITOS.
    MAS COM CERTEZA AS PRINCIPAIS ESTÃO AI.
    OBRIGADO.
    ATT,
    GLEISON MARQUES

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  3. Muito bom, ajudou bastante nos meus estudos.
    Obrigado.

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