Pesquisar Neste Blog

quinta-feira, 4 de março de 2010

O Que é Inflação, Desinflação, Deflação?

A inflação é simplesmente um fenômeno econômico que equivale a um aumento do nível geral dos preços durante um determinado período, resultando numa queda de poder aquisitivo da moeda. Este é um processo dinâmico e que nunca deve ser confundido com eventuais altas nos preços.

Já a desinflação, é uma redução no ritmo de crescimento da inflação. Logo, quando um cenário configura um aumento nos índices de inflação de 3% ao mês e este crescimento passa para 2% ao mês, houve uma desinflação, pois o patamar de evolução teve sua velocidade reduzida.

A deflação, por sua vez, é justamente o oposto da inflação. Ou seja, é caracterizada a partir de uma queda do nível geral dos preços. Deste modo, contradizendo a linha de raciocínio mais comum entre estudantes, a deflação se associa a recessões. Portanto, este fenômeno comumente se refere a uma queda da atividade econômica. Em cenários como este, a perda do poder aquisitivo dos consumidores ocasiona uma queda nas vendas e as empresas se vêem obrigadas a reduzir os preços de seus respectivos produtos como alternativa emergencial de vendas para minimizar o risco de falirem.


Atenciosamente,

Márisson Fraga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails